A Street Art ou Arte de Rua não precisa de tempo, espaço, movimento cultural nem tão pouco de reconhecimento para acontecer, ela só precisa da rua.
A proposta da arte urbana é sair dos lugares convencionais destinados a exposição e apresentações artísticas, como centros culturais, teatros, cinemas, bibliotecas, galerias de arte, museus etc., para dar visibilidade a arte cotidiana, espalhada pelas ruas. Ela acontece nos lugares menos esperados, nos guetos, nos lixões, debaixo de pontes, em paredes estragadas e em lugares abandonados.
A princípio um movimento underground, a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades, como o grafite, o estêncil, poemas, autocolantes / colagens, cartazes, estatuas vivas, apresentações e instalações.
Essa expressão artística espalhada por todo o mundo surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, e possui um caráter dinâmico e efêmero, os quais podem ser imortalizadas pela fotografia.
Os temas utilizados pelos artistas de rua são bem diversos, no entanto, muitos trabalhos estão pautados em críticas sociais, políticas e econômicas.
Baseado em www.historiadasartes.com









