Como a internet vai impactar o design de varejo?

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Com o comércio físico e digital se difundindo cada vez mais, os designers e arquitetos estão criando experiências de compra que preenchem a lacuna entre os espaços físicos e online. Estamos começando a ver o início de um novo varejo que habilmente sobrepõe comportamentos digitais disruptivos com novas estéticas.

A estética surgida da internet – como maximalismo e Y2K – agora está inspirando tendências de design do mundo real. Começamos a ver até que ponto as linguagens visuais dos mundos virtuais se tornarão extremamente influentes no design e no marketing de varejo – criando um novo território para os designers experimentarem imagens surrealistas e ousadamente renderizadas, popularizadas nas mídias sociais.

Do digital ao hiperfísico

Quando aplicados a espaços físicos, recursos como paredes peludas e formas macias fazem com que o estilo escapista de ambientes inspirados no metaverso pareça mais fresco e distinto. Além da natureza lúdica de suas texturas e materiais sensoriais, são suas funcionalidades tecnológicas adicionais que vão além ao redefinir o padrão para experiências imersivas que funcionam como iscas digitais.

A estética Y2K inspirou o design do pop-up Le Cagole da Balenciaga em Londres.

A estética online não é a única força que influencia o futuro do varejo figital – termo para físico + digital. Cada vez mais, atitudes, comportamentos e práticas de plataformas digitais estão influenciando o mundo físico.

eBay

A equipe por trás do pop-up de dois dias Luxury Exchange do eBay em Nova York quis criar uma experiência que refletisse o que está acontecendo no eBay todos os dias.

O eBay convidou os compradores para que suas joias, bolsas e relógios de grife fossem avaliados e os valores poderiam ser usados para comprar na loja dos principais revendedores da plataforma. Se os compradores não conseguissem encontrar um produto que desejassem trocar, havia a opção de usar um estúdio fotográfico no local para fotografar o item e listá-lo para venda online.

Dessa forma, a loja atuou como um portal para autenticar fisicamente as mercadorias e legitimar ainda mais o mercado do eBay como uma fonte confiável de produtos de segunda mão.

A ação foi apoiada por seus próprios dados de 2021, mostrando que uma bolsa era comprada no site a cada 13 segundos e oito peças de joalheria fina vendidas a cada minuto, na América do Norte.

Luxury Exchange, um pop-up do eBay em Nova York, criou um espaço para proprietários de acessórios de luxo revenderem e comprarem mercadorias .

Traduzir a convergência da estética e dos comportamentos da internet para o reino físico também promete envolver as pessoas em um novo tipo de consumo que ainda não foi totalmente realizado. Além de criar ambientes inspiradores para o varejo físico, as experiências de compras conectadas oferecerão uma série de oportunidades criativas para projetar e selecionar produtos que só poderiam existir em realidade mista.

Por Marilia | www.tabulla.co